quinta-feira, 10 de junho de 2010

Portugal

"O Português quer estar nos liceus estrangeiros ao lado do Inglês e Francês

A mudança, estratégica, tem a ver com a ideia de que o Português é a sexta língua mais falada do mundo e que, por isso, os outros países entenderão a vantagem de a oferecer integrada nos seus sistemas de ensino.


Conseguir que um aluno do secundário em Espanha, França, Alemanha ou outro país escolha o Português como língua de opção nos seus estudos, é, neste momento, um dos grandes objectivos do Instituto Camões (IC).

O Inglês é introduzido cada vez mais cedo no ensino e já quase não é visto como uma língua, mas como uma competência básica, ao nível, por exemplo, da Matemática - já não é uma mais-valia falar Inglês porque toda a gente fala, a mais-valia passa a ser falar Espanhol ou Português, Árabe ou Chinês.

As outras línguas têm, assim, neste momento, uma oportunidade para se impor."

No dia em que se comemora o Dia de Portugal, uma notícia no mínimo interessante. Finalmente vejo uma réstia de imposição. Está na altura deste país se afirmar, mostrar que tem capacidades tão ou melhores que as grandes potências mundiais.
O Instituto Camões lançou o desafio. Resta desvendar com o tempo se vamos ter quem tenha coragem de lutar, de guiar o objectivo à meta final e, sobretudo, quem queira afincadamente trabalhar...

Sem comentários:

Enviar um comentário