sábado, 12 de setembro de 2009

Os 3 Moscãoteiros

Quem não se lembra dos fofos "moscãoteiros"?
Sim, aqueles desenhos animados que deliciaram a nossa infância vingando a história de Alexandre Dumas, "Os 3 Mosqueteiros":

"Este livro conta a história um jovem desabonado de 18 anos, proveniente da Gasconha, D'Artagnan, que vai a Paris buscando se tornar membro do corpo de elite dos guardas do rei, os mosqueteiros. Chegando lá, após acontecimentos singulares, ele conhece três mosqueteiros chamados "os inseparáveis": Athos, Porthos e Aramis. Juntos, os quatro enfrentarão grandes aventuras a serviço do rei da França, Luís XIII, e principalmente, da rainha, Ana d'Áustria.
Encontram seus inimigos na pessoa do
Cardeal Richelieu e seus guardas, além de Milady, uma bela mulher à serviço de Richelieu, que já foi casada com Athos. Essa lista também inclui os huguenotes e os ingleses, inimigos da Coroa francesa.
Com seus numerosos combates e suas reviravoltas romanescas, "Os Três Mosqueteiros" é o exemplo típico do romance de capa-e-espada."

(Obrigado Wikki xP)

No entanto, há algum tempo, descobri um novo significado.

Era Verão. As gentes da cidade já tinham partido de férias... E lá estava eu, no belo ar condicionado, a preparar-me para a 2ªFase de FQA. Encontrei 3 gatos pingados. Mais velhos, todos eles homens. Perdão, Homens. Cavalheiros, cultos, cómicos. Dois preparavam o ingresso para o Superior. O outro, Ele, o meu companheiro, tentava subir a nota que o ano passado tinha falhado redondamente. Sem darmos conta, ninguém mais se encontava ali a não sermos nós. Sem dar conta, tinha encontrado os meus mosqueteiros.

Por piada, cada um de nós até tinha o respectivo nome. Tínhamos mascote, o separador que ainda hoje separa as folhas do livro de preparação.

É Verão. As gentes da cidade já regressaram. E cá estou eu, no fresquinho da coluna de dar, a vê-los partir...

O Athos, com os seus grandiosos 190,8 ...
O Aramis, com os dolorosos 158,8...
O Porthos, Ele... 173,0...

Todos vão para Lisboa... É longe... Alternam o Técnico e a minha eterna Nova...


E o D'Artagnan... Orgulhoso, com lágrimas nos olhos (de felicidade, de tristeza),fica em Portalegre, na ESSL, esperando que os seus moscãoteiros não tardem a vir de fim de semana...

Fica aqui este post, por vocês e por todos os momentos que passámos. Aqueles em que rimos, aqueles em que gritámos.

"A vida não pára..."

- Preparem-se que para o ano somos nós... =) Sorte que temos em, ao menos, por-mos tracinhos ao lado ;)

6 comentários:

  1. "Eram uma vez os três
    Os famosos moscãoteiros
    Do pequeno Dartacão
    Tão bons companheiros

    Os melhores amigos são
    Os três moscãoteiros
    Quando em aventuras vão
    São sempre os primeiros

    Quando eles vão combater
    Já não há rival algum
    O seu lema é um por todos
    E todos por um"

    Bons momentos passados no local mais fresco de Portalegre no verao, a comprar bolicaus e ice tea's quentes no ponto fresco... Nunca chegamos a comprar o raio da melancia... LOL

    PS.: esqueceste te do rato... qua alem disso tresandava a tabaco...


    Athos

    ResponderEliminar
  2. Esquici me de uma coisa...



    ______
    Athos

    ResponderEliminar
  3. È sempre bom ter uns Mosqueteiros. :)

    Felizmente tb tenho uma tropa dessa.

    Vim cá parar pelo blog Vernizes e afins.

    ResponderEliminar
  4. "O verbo esperar torna-se tao imperativo como o verbo respirar. A vida transforma-se numa estação de comboios e o vento anuncia-nos a chegada antes do alcance do olhar. (...) É mais facil esperar do que desistir. É mais facil desejar do que esquecer. É mais facil sonhar do que perder. E para quem vive a sonhar, é muito mais facil viver."
    [...]

    ResponderEliminar
  5. Ele, o rapaz mais sortudo com certeza...
    Tenho a certeza que ele vai ca deixar o coração... na sua Casa... no sitio onde Ele pertence... E ai irá permanecer sempre, junto daqueles que Ama... Aí é a sua Casa...
    [....]

    ResponderEliminar
  6. Por falar em moscãoteiros...
    No dia em que me fui inscrever no ist deram me uma folha com várias cançoes para decorar para dia 21, e uma delas e a dos MOSCÃOTEIROS. lol

    Athos

    ResponderEliminar